segunda-feira, 12 de maio de 2008

Segurança máxima. Será?

O governador Sérgio Cabral Filho, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Carlos Schmidt Murta e o secretário de administração penitenciária Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, inauguram hoje, a partir das 9h, a nova portaria do Cinturão de Segurança Máxima do Complexo Penitenciário de Gericinó, Zona Oeste do Rio.
As obras que estavam paralizadas desde o governo anterior, foram concluídas graças ao convênio estabelecido entre o Governo do Estado e o TJ. Além da construção da portaria, o mesmo convênio prevê ainda, a construção de uma Casa de Custódia no município de Resende. O Cinturão que é composto por uma cerca dupla e cortante abriga as principais unidades se segurança máxima do Rio (Bangu 1, 2, 3, 4 e 5) e também a Penitenciária Lemos Brito, Paulo Roberto Rocha e Presídio Feminino Nelson Hungria.
A nova portaria abrigará o Centro de Monitoramento do prédio, composto por 16 câmeras e em breve, também o Centro de Monitoramento que a Seap está projetando e passa por modernização, que contará com aproximadamente 180 câmeras espalhadas por todo complexo que tem aproximadamente 1,5 milhões de metros quadrados. O novo centro permitirá, por exemplo, que o secretário acompanhe toda movimentação do Complexo dentro de seu gabinete.
Ainda no novo espaço, funcionará a Coordenação de Segurança da Seap, o espaço destinado à reserva de armamento e a entrada única de inspetores e familiares de internos para visita. Outros cinco prédios em anexo à portaria principal funcionarão como creche para filhos dos internos (de 1 a 6 anos); mini-auditório para reuniões; ambulatório médico para os inspetores lotados em Gericinó; refeitório para servidores lotados no prédio principal, entre outros.
No acesso exclusivo de entrada para as penitenciárias de segurança máxima será inserido o mais moderno aparelho de revista já instalado dentro de presídios brasileiros. Adquirido pelo Governo do Estado, o aparelho de Raio-X que funciona como uma espécie de scanner corporal, detecta qualquer objeto (arma, drogas, celulares, entre outros) no corpo humano que não possa ser notado a olho nu, esteja ele onde estiver escondido.
Este aparelho além de dar mais segurança, agilidade e precisão às revistas, trará também uma maior humanização aos visitantes que anteriormente passavam por uma revista corporal íntima, o que por muita das vezes demorava.
Para entrar em funcionamento, o novo Raio-X precisou ser liberado por uma comissão de energia nuclear, para garantir que a saúde dos que passarem pelo mesmo, sejam inspetores ou visitantes, não seria prejudicada.
A nova portaria terá ainda uma entrada única para veículos, que também passarão por revista minuciosa, inclusive em baixo dos carros, graças a um fosso construído com essa finalidade.
Sem sombra de dúvidas, podemos ratificar que teremos o Complexo Prisional com maior aparato tecnológico do país em prol da segurança. Sempre que apresentamos alguma idéia neste sentido ao Governador Sérgio Cabral, ele tem se mostrado um grande incentivador para aquisição do que há de mais moderno para ser empregados no sistema. Não podemos deixar de agradecer ao TJ, na pessoa de seu presidente, desembargador José Carlos Murta, que com esse convênio trará benefícios de suma importância à administração penitenciária e conseqüentemente a toda população do estado do Rio – encerra o secretário.
*************************************************************************************
Agora eu pergunto: será que esse RAIO-X detecta corrupção? Caso contrário, celulares, elefantes, girafas, dinossauros... Tudo vai passar por esse moderno equipamento...
*************************************************************************************

Nenhum comentário: