quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Os estagiários do crime


De quem é a culpa? Realmente, eu não sei. Talvez não haja um único culpado. Talvez nem culpado exista. Mas uma coisa é certa: a cada dia que passa, a população questiona ainda mais os métodos de como punir crianças e jovens infratores. Enquanto um adulto, mesmo que por seu maior crime, não passa dos trinta e poucos anos na cadeia (o que eu já acho pouco), um adolescente, pelo mesmo crime, fica entregue às ações "sócio-educativas" por, no máximo, três anos. Às vezes em regime semi-aberto. Um dia, nessas matérias policiais que fazemos no dia-a-dia, ouvi de um inspetor da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente que os menores, ao chegarem à unidade policial, debocham dos agentes, insinuando que estão amparados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e que até os 18 anos de idade eles precisam "ganhar a vida". Ou seja, cometer muitos crimes, roubando, matando e realizando atrocidades porque, segundo os mesmos, após os 18, o "bicho pega"... Só que o crime é um caminho sem volta. E quando a maioridade chega, muitos já estão mortos. Outros, jurados. E mesmo os que pensam em "acalmar", caem na primeira armadilha que o mundo os oferece. A infância se perdeu no tempo, a adolescência afundou na lama das drogas e da violência. O mundo mudou... mas não deixo de acreditar que há jeito, porque jeito tem. Mas está cada vez mais difícil concorrer com o status do crime, com a prosa nada educada da nossa juventude.


Só para ilustrar a minha opinião, uma da noite...


Três menores foram detidos em Cabo Frio, na Região dos Lagos, acusados de envolvimento com o tráfico de drogas na localidade. Com eles, os policiais encontraram 5,5 quilos de maconha, 800 gramas de cocaína e uma balança de precisão. O material estava escondido em uma casa no Jardim Caiçara. A apreensão dos menores foi efetuada, após uma denúncia anônima. O registro é da delegacia local.


Pois é, meu povo. Todo dia tem isso. Mas eu prefiro ficar com os bons exemplos e, do meu jeito, mostrar ao mundo que os maus exemplos precisam ser combatidos. Vamos salvar a nossa juventude.


A matéria acima dos três menores detidos em Cabo Frio (os estagiários do crime) foi apurada e redigida pela Luana Alves, estudante de Jornalismo e repórter da Rádio Tupi (e estagiária do Roberto Feres)

Nenhum comentário: