quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Quem é Coronel Bolognesi?

Muito vascaíno já tirou sarro dos flamenguistas, já que o time da Gávea, pentacampeão brasileiro, além de campeão da Libertadores, do Mundial Interclubes e de 29 campeonatos cariocas, não conseguiu sair do empate sem gols com o modesto e acanhado Coronel Bolognesi, time da cidade de Tacna, no meio do deserto peruano. Mas saibam: Coronel Bolognesi faz parte da história! Não o time que precisa lavar os seus uniformes após cada partida, mas o coronel Francisco Bolognesi, de onde o dono do time peruano se inspirou. O Direto da Redação foi atrás do nosso querido Bolognesi...

Francisco Bolognesi Cervantes (Lima, 4 de novembro de 1816 — Arica, 7 de junho de 1880) foi um militar peruano. Descendente de italianos, entrou para a carreira militar em 1844 e participou de diversas campanhas militares, chegando a ser comandante das forças armadas do país. Em 1880, o Peru (aliado com a Bolívia) travou contra o Chile a chamada Guerra do Pacífico, onde Bolognesi comandava um regimento de 1800 peruanos que foram cercados na cidade portuária de Arica por 5300 soldados chilenos. Diante da oferta de rendição, Bolognesi reagiu com a frase:

Tenho deveres a cumprir aqui e os cumprirei até o último cartucho.

Em 7 de junho de 1880, os soldados chilenos invadiram Arica e tomaram a cidade. Mais de mil peruanos morreram, inclusive Bolognesi que, por conta disso, entrou para os livros peruanos de história como herói.

Agora que você sabe sobre o Coronel Bolognesi, um comentário não poderia passar em branco: como o Flamengo conseguiu empatar com aquele timeco? Abre o olho, Mengão! A Nação Rubro-Negra vai lotar o Maracanã no dia 27, e quer uma vitória convincente diante do Cienciano.

Nenhum comentário: